Vamos conversar com a conexão?



 Vamos conversar com a conexão? 
Apresentando a conexão
CONEXÃO” é o nome que o Pedro deu aos seus amigos imaginários que o acompanham desde a infância.  Ele reserva um espaço íntimo, geralmente o seu quarto, para "conversar com a sua conexão". Isso sempre foi respeitado pela família. 
Falar sozinho é uma das características de alguns autistas para organizar as suas emoções cotidianas, elaborar a sua solidão e confrontar os dilemas do dia a dia.
Ao contrário do que se imagina, um autista tem hiperatividade cerebral, por isso necessita das estereotipias, geralmente bizarras, para descarregar a sua sobrecarga de estímulos sensoriais. 
Quando são castradas de forma agressiva, essas “bizarrices” podem até desaparecer momentaneamente, mas isso pode reverter em danos futuros irreparáveis, explodindo de formas incontroláveis, com riscos para ele e para quem convive com ele.
Em contrapartida, quando aproveitamos com inteligência os ensinamentos que toda essa energia vital em excesso representa, podemos conhecer um mundo inimaginável de possibilidades.
E isto foi aplicado ao Pedro desde o seu nascimento, paralelamente a todo o sofrimento natural que as deficiências causam.  A experiência deu certo e resultou no seu progresso diário com muito prazer
Foi dando sentido a tudo o que pudesse representar empecilho à sua realização, que conseguimos progresso.  Foi preenchendo de conteúdo tudo o que a cada momento parecia aleatório e sem nexo, que conseguimos  sucesso. E o resultado podemos hoje usufruir em família, com o Pedro sentindo-se um alegre "quebrador de paradigmas", habituado a lançar frases como "eu te amo!" "estou feliz" e "muito obrigado", várias vezes ao dia. 

A LOGOMARCA
Desenvolvemos em consenso o design da logomarca do Projeto Conexão, @2020 ensino aprendizagem multiplataforma & interdisciplinar, a partir do principio óbvio do coração vermelho.  Quando deslocamos um pedaço simétrico, quadrado desse coração para o lado de fora da imagem, criamos todo o simbolismo do que queremos imprimir a esse projeto.
Sugere uma trajetória de vida de um coração pulsando apesar de tudo. O pedaço arrancado caiu para fora, mas não se desprendeu completamente, como se o cordão umbilical nunca se rompesse e o mantivesse preso à nave-mãe, sem deixá-lo tornar-se completamente um indivíduo, mas também o alimentando e dando-lhe sentido. A maioria dos filhos com deficiências estará presa umbilicalmente à família pela vida toda. O buraco causado pelas perdas emocionais jamais será preenchido novamente, mas os laços e cordéis que prendem os pedaços deslocados para fora poderão criar novas e belas formas. Tudo muito simples e significativo.

CONCEITO
O conceito de CONEXÃO @2020 Ensino Aprendizagem Multiplataforma e Interdisciplinar e o da quebra do paradigma do professor "Senhor do Saber". Com a tecnologia, o ensino virou caminho de mão dupla e o aprendizado é simultâneo de parte a parte, exigindo humildade de quem lidera. Invariavelmente, o aluno sabe mais que o mestre em determinados temas, o que cria uma nova ordem relacional de respeito na Educação. Nosso foco são as pessoas que por incontáveis motivos sentem dificuldade de aprender ou ainda não descobriram o quão simples e divertido pode ser adquirir Conhecimento. Queremos estar hiper conectados para essa troca.

NOSSAS CONEXÕES ACADÊMICAS
Estamos em conexão com as instituições com as quais tivemos relações educativas nesses últimos anos e com novas propostas. Faremos atualizações diárias dos nossos conteúdos, com comentários das matérias do curso de Ciências Sociais da Universidade Nove de Julho (Uninove), Campus Vergueiro, que passamos a cursar nesse ano de 2020. Faremos conexão com outras instituições de ensino e acolhimento de pessoas que necessitem de aprendizagem adaptada. Disponibilizaremos aulas interdisciplinares para todos que se interessarem. Entrevistaremos especialistas de todas as áreas, publicaremos seus artigos e divulgaremos notícias sobre tudo que diga respeito ao nosso universo adaptado.
A nossa proposta é cumprir o bacharelato em Ciências Sociais e História, seguindo para Antropologia, com especialização em Estudos Africanos e ênfase em Genética Humana, compartilhando publicamente essa trajetória na forma de diário. Tudo o que aprendermos daqui em diante será oferecido para quem quiser aprender.
A "Conexão", que particularmente para nós sempre teve um significado aflitivo, pela incerteza com o Pedro; hoje passa a representar a gratidão de poder dividir tudo o que de melhor aprendemos com ele. Representa as milhões de sinapses que conseguimos construir na sua rede de neurônios em 20 anos. Representa a conexão apaziguada que hoje mantemos com um sistema nervoso e biológico outrora desconhecido e cheio de inseguranças e transtornos que enfrentamos em desespero. Na tecnologia, representa a conexão do nosso protagonismo virtual na rede de computadores; mas também lembra as noites em claro digitando alucinadamente em busca de entendimento do que acontecia, e, sobretudo, mais do que a necessidade de quebrar muros para construir pontes em vão, como no passado;  representa hoje a possibilidade da articularmos trilhões de laços invisíveis que atravessam paredes, que não admitem fronteiras nem aprisionamentos. Isso, nós conquistamos em meio a 20 anos de incertezas,  E, acima de tudo, quebramos paradigmas. Diferentemente da "parceria" - que exige compromisso e se rompida se desfaz, a nossa conexão, ao contrário, permitirá acesso e desligamentovigília e fuga, sem necessariamente deixar de existir, pois na sua reinicialização tudo de bom continuará lá, independente de nós. É isso que buscaremos construir com pessoas e entidades relevantes que admiramos. A nossa Conexão exige menos compromisso formal e mais presença realatençãocomprometimentoenvolvimentofoco, senão não acontece. O que podemos falar a respeito do que "conexão" representa hoje pra nós é ilimitado no tempo e no espaço. Como diz a máxima do NEED onde trabalhamos: “O limite de cada ser humano está onde a sua imaginação pode chegar!” A busca será infinita, mas o prazer que pode advir também. 

OS AUTORES 
Pedro Rosengarten Baptista, 20 anos, autista, e seu pai Guto Maia (José Augusto Maia Baptista), 67 anos, atualmente são professores interdisciplinares e pesquisadores de Educação Adaptada para pessoas com e sem deficiências que apresentem dificuldades de aprendizagem devido a limitações físicas, intelectuais, mentais, motoras, sensoriais e psíquicas causadas por hereditariedade, fenômenos genéticos, acidentes limitantes, inadequação ergonômica, traumas e barreiras psicológicas, sociais e atitudinais. 

ATIVIDADES 
Atuam também como palestrantes credenciados pelo Memorial da Inclusão, ligado à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; São educadores sociais no Projeto NEED, do Instituto Yara Angelini, com supervisão da psicóloga Avani Vanzetto, que atende cerca de 50 famílias de alunos com deficiências na região de Heliópolis, em São Paulo. 
As primeiras aulas abaixo são conceitos básicos a serem aprofundados à medida do avanço nos conteúdos das matérias estudadas. Mas, já há bastante material para todos que tiverem interesse em pesquisa acadêmica. 

Acompanhe-nos e BONS ESTUDOS
Vamos conversar com a conexão? 
Abaixo, AULAS desde 01/01/2020

CONEXÃO MATIOGAN-S UNIVERSIDADE ABERTA
#01 VOCÊ SABE O QUE FAZ O CIENTISTA SOCIAL?  
O Cientista Social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais, culturais, econômicas e políticas. Este bacharel analisa os movimentos e os conflitos sociais, a construção das identidades e a formação das opiniões.

#02 - VOCÊ SABE O QUE FAZ O ANTROPÓLOGO SOCIAL E CULTURAL? 
O Antropólogo é o profissional responsável por estudar o homem e suas interações com a sociedade. Um Antropólogo analisa o ser humano como um ser biológico, social e cultural, organizando as áreas do conhecimento antropológico, segundo aspectos sociais, políticos e culturais. 

#04 - VOCÊ SABE O QUE É PARADIGMA? 
Paradigma é um padrão a ser seguido. Um modelo de ação a ser adotado em determinadas situações. É uma reunião de princípios, originários de uma teoria ou estudo científico que forma padrões ou modelos a serem seguidos servindo de exemplos para pesquisas futuras.
O termo Paradigma tem origem grega e significa “modelo ou padrão a seguir”.
O primeiro uso foi na Linguística e nas questões gramaticais e se referiam apenas a uma parábola ou fábula.

#08 - VOCÊ SABE O QUE SÃO NORMAS ABNT?  
As normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são um conjunto de diretrizes para auxiliar o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e pesquisas. Quem quer entrar num curso de graduação precisará formatar os trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT. As regras são válidas para os mais variados tipos de trabalhos como artigos científicos e monografias, e são utilizadas pela maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. 
A normatização também evita que os autores produzam seus trabalhos de acordo com suas próprias preferências, o que dificultaria a compreensão de toda produção acadêmica no Brasil. Além disso, seria mais difícil trocar experiências e conhecimentos, sendo uma barreira para o avanço tecnológico e científico.
Formatação ABNT

#09 - VOCÊ SABE O QUE É TCC?  
Para mais aulas, inscreva-se o Nosso Canal YOUTUBE  e acompanhe nossa atuação no mundo acadêmico.


Leia o Artigo do Prof. Dr.. MÁRCIO SCHERMA: 




CONEXÕES EDUCACIONAIS e COORDENAÇÃO DE PROJETOS
UNINOVE - Campus Vergueiro
CONEXÃO UNI9


Pedro Rosengarten e Guto Maia a partir de 2020,  iniciam o curso de Ciências Sociais na Universidade Nove de Julho.

 MEMORIAL DA INCLUSÃO - Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo
CONEXÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO
Seja bem-vindo ao site do Memorial da Inclusão!
Através do registro da Memória e da História do Movimento Social da Pessoa com Deficiência, o “Memorial da Inclusão: os caminhos da Pessoa com Deficiência” tem lutado, desde meados dos anos 1970 e 80, com o objetivo de conquistar direitos e construir uma sociedade cada vez mais democrática e aberta à diversidade.
Para conhecer mais sobre o nosso acervo, exposições, política de visitação e projetos desenvolvidos:
Acesse: @memorialdainclusao 

NEED - Instituto Yara Angelini
CONEXÃO NEED
Escola especializada no ensino de pessoas com deficiências em diversos graus de comprometimentos intelectuais, físicos e sensoriais.    O instituto existe há 20 anos, sob o comando da psicóloga Avani Vanzetto, e conta com uma equipe de profissionais de todas as áreas, eficiente e            qualificada. São atendidas cerca de 50 famílias na área de Heliópolis. Os alunos frequentam diariamente da instituição, das 8h às 17hs, e recebem            instrução interdisciplinar, treinamento e educação adaptada os níveis potenciais individuais de cognição, desempenho, capacidade de execução de                                   atividades, além de vários atendimentos terapêuticos, de reabilitação e psicológicos, com apoio simultâneo às famílias.
                       NEED na web 
                       NEED no Facebook 
  Endereço: Rua Costa Aguiar, 1302 - Ipiranga, São Paulo - SP, 04204-001 - Telefone: (11) 2914-9854 

AUTISTAS INDEPENDENTES - Grupo de famílias de autistas adultos
CONEXÃO AUTISTAS INDEPENDENTES     Vídeo teaser
O Projeto Autistas Independentes é um grupo de famílias de autistas adultos que se reúne para debater educação, direitos, atividades cotidianas,
empregabilidade, residência assistiva e outros assuntos que dizem respeito ao amadurecimento e velhice dos autistas e suas famílias.
Faça contato: autistaindependentes@gmail.com
Acesse: @autistasindependentes

MATERNIDADE AUTISTA                   
CONEXÃO MATERNIDADE AUTISTA
Maternidade Autista foi criada por Jamilla Iara, mestranda em psicopedagogia e mãe   de um casal filhos, sendo que o garoto é autista. Moradora de Camanducaia, cidade do sul de Minas, funcionárias gestora de Balcão de empregos da Prefeitura, Jamilla busca incansavelmente sensibilizar os seus leitores da importância do conhecimento sobre o transtorno para que se minimize o preconceito e promova-se mais bem estar e aceitação às pessoas fora do padrão social esperado.  Tem encontrado eco em outras mães da região e vem se tornando uma referência nesse ativismo de mães que estão criando novos caminhos alternativos para seus filhos serem felizes. A primeira grande iniciativa em Camanducaia acontecerá com a realização da 1° Semana Municipal de Conscientização do Autismo, no início de Abril de 2020.com o envolvimento da Prefeitura, todas as Secretarias, órgãos ligados à Saúde, além de instituições assistenciais e meios de comunicação da região. Será o primeiro passo para demonstração da força de mobilização das mães que buscam que seus filhos sejam respeitados e felizes, independentemente de suas limitações. Para conhecer melhor a cidade de Camanducaia, acesse o Portal da Prefeitura.

CEEJA - Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos
CEEJA 2020, para quem não conhece, é o Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos e tem o objetivo de ajudar pessoas têm mais de 18 anos que não tem o certificado de conclusão de escolaridade do ensino fundamental e médio.
Faça sua matrícula e conclua o Ensino Fundamental ou Médio. É de graça. Inscreva-se

REVISTA REAÇÃO - Revista Nacional de Reabilitação
Porta-voz das Pessoas com Deficiência, Mobilidade Reduzida, Familiares e Profissionais do setor, se destaca por sua qualidade jornalística, pela relação profissional e de qualidade que mantém com seus parceiros e anunciantes do setor e por sua constante atualização e aproximação com seus leitores, transmitindo informações de relevância e sendo caracterizada como uma verdadeira plataforma de comunicação. YoutubeFacebookInstagramtwitter
OFICINA DOS MENESTRÉIS - Grupos de teatro musical e grupos inclusivos de projetos sociais
      


Vamos conversar com a conexão? Em rede, tudo pode ficar mais leve.
GoogleVamos conversar com a conexão? 
com: Pedro Rosengarten & Guto Maia @2020 Ensino e Aprendizagem Multiplataforma & Interdisciplinar BUSCA
                              


                              Whatsapp: 11 993784603 
                              
                              com: Pedro Rosengarten & Guto Maia      
                CONEXÃO@2020 Ensino Aprendizagem Multiplataforma & Interdisciplinar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuga de Cérebro!

Conversa com o Reitor Fernando Santini

FFLCH/USP #reeducação com gutomaia